terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Literatura: "O triste fim de Policarpo Quaresma"

Um dos livros mais interessantes que eu ja pude ler eu  comecei a pensar a enxergar o Brasil, de outra forma, e conheci muito mais das nossas culturas Brasileiras... e lembrando que você vai gostar de ler literaturas de escritores Brasileiros muito mais do que de costume  !! ^^  ( o livro tem varias capas não sei como está a atual!)

Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre Agosto e Outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.

Resumo- O funcionário público Policarpo Quaresma, nacionalista e patriota extremado, é conhecido por todos como major Quaresma, no Arsenal de Guerra, onde exerce a função de subsecretário. Sem muitos amigos, vive isolado com sua irmã Dona Adelaide, mantendo os mesmos hábitos há trinta anos. Seu fanatismo patriótico se reflete nos autores nacionais de sua vasta biblioteca e no modo de ver o Brasil. Para ele, tudo do país é superior, chegando até mesmo a "amputar alguns quilômetros ao Nilo" apenas para destacar a grandiosidade do Amazonas. Por isso, em casa ou na repartição, é sempre incompreendido.


2 comentários:

  1. Amei o comentário do livro. ^^
    O mais interessante é que vc disse que passou a ver o Brasil de outra forma, conhecendo muito mais sobre a nossa cultura. Então é mais um motivo para eu procurar esse livro!! =)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"O conhecimento é irresistível..."