quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reciclagem, uma ação que devemos tomar!

Vidro, metal, papel e plástico são exemplos comuns de matéria reciclável, podemos sim tomar conscientização disso e começar a reciclar, para que essa matéria volta a ser reaproveitada. Para sermos mais específicos nisso irei dar exemplos;
 O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente.
 O vidro, mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
Estes são exemplos básicos, porém reciclagem pode sim se confundir com reaproveitamento, pois reaproveitar é reaproveitar a matéria só que para outros benefícios e não para o mesmo.
As vantagens de reciclar SE LIGA!
Os resultados da reciclagem são tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo, o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re-aproveitamento.
(e reciclando você pode facilitar os catadores de lixo, na hora da coleta).

Se cada um de nós fizéssemos nossa parte o mundo ia ser muito mais verde !!! 

5 comentários:

  1. Muito bom seu post!! Gostei mesmo.
    Já tive a experiência de reciclar papel. Realmente, é bem diferente do que foi! =D
    É fácil, divertido e faz bem pra natureza. ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, espero que quem possa ler se conscientize..!! :) ou passe isso para um amigo ou um vizinho .. !!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li "O triste fim de Policarpo Quaresma", mas sei que tem na biblioteca. Vou procurar e ler assim que eu terminar o livro que começei esses dias. =)
    Obrigada pela dica! ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"O conhecimento é irresistível..."